quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

1975 - Trying To Burn The Sun


1975 fomentou uma espécie de divisor de águas para o Elf. Além de lançar seu terceiro disco e integrar um baxista definitivo, deixando Ronnie James Dio livre nos vocais, o referido ano marcou o encerramento temporário das atividades da banda sob o presente nome.

Mas, fora isso, fato é que o Elf, uma vez mais, cumpriu com a meta de construir um ótimo disco, sob diversos prismas. As canções alcançaram um outro patamar, ainda mais elevado que os dois álbuns que o precederam. Se era a produção a responsável pelo brilho de "Carolina County Ball", de 1974, no presente disco é o amadurecimento técnico dos músicos que se avulta aos nossos ouvidos.

Dio apresenta vocais fortes e bem delineados, que, em certo tempo, chegam a soar semelhantes às prolongações técnicas utilizadas por Freddie Mercury em "A Night At Opera". O conjunto "guitarra-piano" também funciona com limpidez e harmonia, desta vez agregando o shuffle ao boogie fraseado que sempre foi característica da banda.

É também neste disco que se percebe um maior flerte da banda com o blues em sua essência, combinado com elementos de percussão distintos, similares ao jazz. Basta ouvirmos "Streetwalker" para percebemos essa junção.

Aqui, todas as faixas merecem destaque, fato este que não se torna, de modo algum, um exagero irresponsável. "Shotgun Boogie" e "Black Swampy Water" apresentam a energia usual da banda conectada com as inovações que acima destacamos. "Prentice Wood" também nos chama a atenção pela sua estruturação, que demonstra colagens de sons de pássaros cantando e percussões distintas no seu desenvolvimento.

Pouco após o lançamento deste disco, o Elf readaptaria sua formação para integrar o Ritchie's Blackmore Rainbow, mas isto é outra história, para uma outra ocasião. Por ora, aprecie este bom disco, espécie de despedida e epifania de uma banda que, até hoje, deixa-nos saudades.

Faixas:

01 Black Swampy Water
02 Prentice Wood
03 When She Smiles
04 Good Time Music
05 Liberty Road
06 Shotgun Boogie
07 Wonderworld
08 Street Walker

CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário