domingo, 28 de fevereiro de 2010

2009 - Cosmic Egg

O Wolfmother é uma daquelas bandas que, apesar de apenas dois discos e um EP lançados e uma reformulação em sua formação, já é considerada como uma das maiores do hard rock. A vibração do disco de estréia (que em breve será postado) pode ser encontrada em Cosmic Egg, juntamente com outros atrativos.

Se a receita inicial da banda era retornar à essência do hard rock, resgatando a sonoridade explosiva de Black Sabbath e Deep Purple, em Cosmic Egg Andrew Stockdale e sua trupe mostram que é possível agregar novos elementos à esta extrínsceca fidelidade ao rock n roll clássico. E (para nossa sorte) engana-se quem pensar que esses novos elementos resultam em uma fusão com o pop ou o hardcore.

O Wolfmother não buscou em outras vertentes musicais a renovação do seu som: o disco é um demonstração enérgica do melhor hard rock em sua espécie. As mudanças ficam por conta de alguns efeitos sonoros que, usualmente, não eram utilizados pela banda, provável resultante de uma produção mais rebuscada que anterior.

Isto fica claro na faixa de abertura, "California Queen". O riff inicial surge envolto em uma nuvem de efeitos similares ao wah wah que, por sua intermitência, nos faz perceber que não são controlados por pedal. A duração deste efeito é curta, abrindo espaço para a explosão crua do som pesado que tanto estamos acostumados. A certa altura, a canção altera sua cadência de modo abrupto, nos remetendo às passagens e variações utilizadas por Iommi em Vol. 4 do Black Sabbath.

"New Moon Rising" é outro resgate ao som do Sabbath. As linhas iniciais da guitarra calam-se rapidamente para deixar a voz contagiante de Stockdale ser guiada pela marcação constante da bateria de Dave Atkins, substituto que em nenhum momento nos faz sentir falta de Myles Heskett, detentor das baquetas originais do Wolfmother. Esta canção é, possivelmente uma das melhores da banda: vibrante, bem construida e com uma letra marcante.

"Sundial" capta outro bom momento da banda, onde a inclusão dos teclados mesclam-se perfeitamente às guitarras de Stockdale e Aidan Nemeth, também recrutado há pouco. "In the Morning" nos transporta para uma viagem initmista conduzida pela letra bem alicerçada e pela calma e límpida combinação de voz com o dedilhado de guitarra que preparam o terreno para a explosão do refrão. A faixa título também merece atenção especial pela sua qualidade, inspirada nos simples e vibrantes riffs construídos por Ritchie Blackmore nos tempos de Purple e Rainbow.

A versão original do disco conta com 12 faixas, todas merecedoras de elogios e que, por contam do espaço, não poderão ser tratadas separadamente neste espaço.

No entanto, para compensar esta limitação, o Rock Pensante disponibiliza para audição com exclusividade a edição "deluxe" de "Cosmic Egg", com quatro faixas adicionais.

Não se tratam de sobras de estúdio, sem grande valor, etc. São faixas poderosas, bem contruídas e que compõe com perfeição a estrutura inicial do disco em questão. Isto só faz ressaltar a qualidade musical do Wolfmother e, em especial, de Andrew Stockdale.

Quem, à primeira vista, acusar a banda de copiar o som dos anos 70 estará comento um grave erro. O Wolfmother busca, sim, inspiração no hard clássico, e só. Não há cópia ou reprodução. A banda busca, de fato, ressignificar a essência das construções musicais percebidas naquela época e que tanto fazem falta nos superficiais dias de hoje, desprovidos de criatividade, com raras exceções.

Ao ouvir "Cosmic Egg", assim como as outras canções do Wolfmother, você não estará fazendo apenas uma viagem no tempo, redescobrindo pérolas há muito existentes: estará também percebendo o quão atual o hard rock clássico pode soar, desprovido de conexões que venham a desaboná-lo. O Wolfmother é uma das melhores bandas surgidas no primeiro decênio deste século e, com este disco, concretiza permanentemente tal status. Audição obrigatória.

Cheers!!!

Faixas:

1. California Queen
2. New Moon Rising
3. White Feather
4. Sundial
5. In The Morning
6. 10.000 Feet
7. Cosmic Egg
8. Far Away
9. Cosmonaut
10. Pilgrim
11. Eyes Open
12. Back Round

Faixas Adicionais:

13. In The Castle
14. Caroline
15. Phoenix
16. Violence of The Sun

CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário