domingo, 7 de março de 2010

1956 - Elvis Presley

O primeiro disco de Elvis não significa apenas a apreciação do primeiro passo dado por uma lenda que abstraiu o rock n' roll para si, mas também, representa o início de um novo tempo. Após o lançamento deste álbum, o rock pode alicerçar definitivamente os pilares criados pelos mestres do blues e do R&B e caminhar pelas próprias pernas.

Pois bem, o "first step" do rei consubstancia-se em um impressionante trabalho, seja pela crueza das gravações ou pela energia indomável de Presley, que contava então com, vejam só, 21 anos.

Ele deixa claro para que veio já na primeira faixa, a pulsante "Blue Suede Shoes", que nos convida a dançar ao frenético ritmo da canção. Por conseguinte, o gospel inconfundível de "I'm Couting on You" acalma momentaneamente o ambiente para que o claro R&B de "I Got a Woman", peróla do mestre Ray Charles, devolva a energia subtraída anteriormente.

"One-Sided Love Affair" faz a pintura do inconfundível estilo sensual de Elvis em cantar e dançar. A canção é surpreendentemente bem trabalhada, com uma condução feita em piano que evolui a cada segundo passado pela música. "I Love You Because" oferece, por sua vez, a beleza romântica interpretativa explicitada por Presley e que seria ainda mais desenvolvida ao passar dos anos.

Um pouco mais adiante, "Tutti-Frutti" capta a vibração da atmosfera criada por Mr. Penniman (também conhecido como Little Richard) e traz à tona a energia que marca o álbum de estréia do Rei. "Trying to Get to You" é outra parte excessivamente marcante deste trabalho, tanto pela sua execução musical como pela emoção desprendida pelo cantor ao entoá-la.

Já na parte encarregada a encerrar o disco, é a lendária "Blue Moon" a encarregada de alterar novamente o clima do álbum. Brilhantemente calma, a canção é costurada por uma linha de percussão que une a voz de Presley à musicalidade oferecida pela base acústica abafada que conduz a trilha. Por fim, "Money Honey" surge para nos deixar com aquela sensação de querer mais. Assim, este não é apenas o priemeiro disco de um ícone incontestável do rock n' roll, mas também o prelúdio do que seria a criação musical dos decênios seguintes. Brindemos, pois, ao rei: logo, estaremos brindando também à todos aqueles que vivem o rock n' roll.

Cheers!!!

Faixas:

1. Blue Suede Shoes
2. I'm Couting on You
3. I Got a Woman
4. One-Sided Love Affair
5. I Love You Because
6. Just Because
7. Tutti Frutti
8. Trying to Get You
9. I'm Gonna Sit Right Down (And Cry Over You)
10. I'll Never Let You Go (Little Darlin')
11. Blue Moon
12. Money Honey

CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:


Nenhum comentário:

Postar um comentário