domingo, 7 de março de 2010

1960 - Muddy Waters At Newport

Muddy Waters é considerado por muitos como o blues em roupagem humana. A lista de musicos influenciados por este artista é longa, passando de Eric Clapton à Jack White. Se o blues pode ser considerado também como gênero musical de sonoridade vigorosa e empolgante, deve à Waters uma extensa contra-prestação. Afinal, Muddy é "o cara do mojo."

Este registro, capturado em 1960 durante uma singular apresentação do guitarrista, é a prova cabal da enorme influência e peso exercidos por Waters no mundo da música.

O estilo inconfundível de Muddy já é percebido na faixa inicial da apresentação, "I Got My Brand on You", onde a voz singular desta lenda associa-se brilhantemente às costuras musicais providas pela banda de apoio. "Hoochie Coochie Man" traz ao ouvinte a mesma sensação que, embriagado pelo riff entrelaçado aos berros de gaita, pode fechar os olhos e viajar no tempo até o show em Newport.

Outra experiência interessante é ouvir "Babe Please Don`t Go" em seu estado original e depois compará-la com as execuções reverberadas por AC/DC e Aerosmith, outros grandes nomes que beberam na fonte de Muddy para compor seu material.

Outras pérolas que podem ser encontradas neste disco são "I`ve My Mojo Working", "Soon Forgotten" e "I Feel So Good", que fazem a platéia vibrar ao mesmo tempo em que evidenciam a grandeza descomunal do gigante Waters, uma verdadeira referência para o blues como um todo.

Em "Goodbye Newport Blues", Muddy executa como ninguém a tristeza e lamento, características insofismáveis dos cânticos entoados no delta do Mississipi pelos escravos nos campos de algodões. Assim, além de resgatar a essência da desinência musical que integra, Waters mostra ser igualmente capaz em inovar tal som, agregando novos ritmos e batidas.

Muddy Waters é um nome que jamais será esquecido, seja na história da música ou simplesmente do blues. É necessário redescobrir sua obra para renovarmos sua relevante e inigualável importância. Nada melhor do que começarmos por esta excelente apresentação.

Cheers!!!

Faixas:

1. I Got My brand On You
2. (I`m Your) Hoochie Coochie Man
3. Baby Please Don`t Go
4. Soon Forgotten
5. Tiger In Your Tank
6. I Feel So Good
7. I`ve Got My Mojo Working
8.
I`ve Got My Mojo Working part. 2
9. Goodbye Newport Blues
10.
I Got My brand On You (mono)
11. Soon Forgotten (mono)
12.
Tiger In Your Tank (mono)
13. Meanest Woman (mono)

CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER DOWNLOAD:







Um comentário:

  1. Adorei seu post da uma olhada no meu http://lunnafs.blogspot.com/

    ResponderExcluir