sexta-feira, 5 de março de 2010

1964, Diagonal


Salve, salve amantes do Rock 'n' Roll e da boa musica. É com muito pesar que anuncio a morte de Johnny Alf, que é considerado por muitos o pai da bossa nova


Nascido Alfredo José da Silva, na Vila Isabel de Noel Rosa (1910-1937), no Rio de Janeiro, no dia 19 de maio de 1929, Johnny Alf se notabilizou por canções como "Eu e a Brisa", "Ilusão à Toa" e "Rapaz de Bem". Ele foi criado pela mãe e uma família que a contratou como empregada doméstica depois da morte do pai. Mais tarde, por volta dos 9 anos, uma amiga dessa família, Geni Borges, o estimulou a aprender piano clássico. 

Jazz - especialmente o trio do também pianista e cantor Nat King Cole o inspirou. Na música brasileira, os cantores Silvio Caldas, Orlando Silva e Dircinha Batista estavam entre seus prediletos. Ele também tocava Dorival Caymmi e sucessos do repertório de cantores requintados da época, como Lúcio Alves e Dick Farney. Dessa mistura de influências, surgiu o embrião da bossa nova que ele desbravou.

A revolução silenciosa de Alf chegou ao grande público três anos antes, mas já tinha o aval de uma plateia privilegiada de shows desde 1953: os jovens bossa-novistas João Gilberto, Tom Jobim, Carlos Lyra e João Donato, entre outros, que o tinham como grande ídolo. Sergio Ricardo, compositor e cantor, também lamentou a perda. "Era um mestre, um ídolo para a geração de artistas que o antecedeu e também para seus contemporâneos. Ele só não explodiu na mídia por causa da grande qualidade da música: era boa demais, não era comercial, embora pudesse agradar a qualquer um que ouvisse. E acho que o racismo prejudicou, apesar de dizerem que isso não existe no Brasil."

Sendo Rock, Jazz, Bossa ou Blues, temos que admitir que grandes músicos estão ou estavam ai. Mas quem conhece realmente bons músicos? Ou será que muitos esperam que alguém venha a  colher e mostrar a sua porta um ou dois músicos novos,  ou quem sabe falte um pouco mais de interesse e valorização da nossa musica por nos mesmo. Se ficarmos parados escutando uma certa radio não poderemos reclamar de sua programação, pois esta poderia ter sido feita visando lucros e status na mídia, se não levantarmos a bunda ociosa para trocar de estação nunca saberemos o que toca na outra freqüência e não abriremos nossa mente para outros horizontes.

Clique na imagem para download (Baixou?...Gostou...Comprou!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário