terça-feira, 9 de março de 2010

1967 - Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim

Frank Sinatra e Tom Jobim, se considerados de modo apartado, representam, cada um à sua maneira, o principal expoente da manifestação artística de música popular dos países nos quais nasceram. Muito da música americana deve à Sinatra os seus lampejos e propagações ao redor do globo. Com Jobim ocorre o mesmo, sendo ele provavelmente o maior nome da história da música no Brasil.

Diante destas perspectivas, podemos imaginar a resultante da união destes dois gênios da música ocidental. O repertório baseia-se em quase integralidade nas composições da bossa nova obrada por Jobim, Gilberto e cia., com a exceção de "I Concentrate on You", de Cole Porter, "Change Partners" e "Baubles, Bangles and Beads", que levam a assinatura interpretativa inconfundível de Sinatra.

Muito embora o boom da bossa nova tenha se dado há quase dez anos antes do lançamento deste álbum, não se pode questionar o impacto que tal desinência musical deteve em toda a América. Com certeza, Sinatra compreendeu perfeitamente tal pressuposto quando convidou Jobim para gravar o disco pelo seu recém criado selo, o "Reprise". Assim, a bossa nova representada neste trabalho pode não trazer em si o mesmo brilho e charme encontrado na parceria de João Gilberto e Stan Getz mas, do mesmo modo, merece ser ouvido com atenção.

O som da batida típica da bossa executada por Jobim e seu violão trilha os caminhos percorridos por "Girl From Ipanema", "Dindi" e "How Insensitive", todas estas adaptadas a partir de sua versão original em português. Por mais que não seja uma peremptória novidade ouvir tais canções, o desempenho impecavelmente sóbrio de Sinatra resgatam as emoções de ouvir tais canções como que pela primeira vez.

Outro louvável destaque vai ára Claus Orgeman, responsável por conduzir a orquestra encarregada de preencher as lacunas deixadas propositalmente pela combinação única da voz e violão.

Dentre a miríade de canções encontradas neste disco, avultam-se aos nossos ouvidos "How Insensitive", "Quiet Night of Quiet Stars" e "Once I Loved". De fato, a reunião de Jobim e Sinatra evidencia toda a genialidade de dois ícones da música americana e brasileira. O sabor da audição destas faixas não são capazes de serem descritas por palavras. Deixemos, pois, o som falar por nós.

Cheers!!!

Faixas:


1. Girl From Ipanema (Garota de Ipanema)
2. Dindi
3. Change Partners
4. Quiet Nights of Quiet Stars (Corcovado)
5. Meditation (Meditação)
6. If You Never Come to Me
7. How Insensitive (Insensatez)
8. I Concentrate On You
9. Baubles, Bangles and Beads
10. Once I Loved (Amor em Paz)


CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:



Um comentário:

  1. Parabéns Rafa....esse é um disco de respeito, para somente os amantes da boa musica...

    ResponderExcluir