segunda-feira, 15 de março de 2010

1970, Isle of Wight Festival

Salve, salve amantes do Rock 'n' Roll
Vamos lá...
Em 1966 Rory Gallagher abandonou Fontana Show Band, a orquestra na que vinha tocando desde 1964, com a decisão de formar seu próprio grupo. Rory contava com 17 anos, e era já um virtuoso guitarrista que tinha aprendido a tocar sozinho. Entrou em contato com o baixista Eric Kitteringham e o baterista Norman Damery, ambos músicos da banda de rythm and blues irlandesa The Axels. Iniciaram tocando seu próprio repertorio em salões de festas. A princípios de 1967 estiveram de tocando em Hamburgo (Alemanha), mas voltaram a Irlanda onde começaram a fortalecer raízes entre os seguidores do rythm and blues.

No final de 1967 encontraram-se tocando como residentes em um clube de Belfast, onde conheceram a Eddie Kennedy, que passou a ser seu mánager, e com o que viajaram a Londres, onde cedo se fizeram famosos (conseguem uma residência no conhecido clube Marquee). Gravaram uma demo com a que Kennedy lhes conseguiu um contrato com a discográfica Polydor, mas exigiu a Rory que se desfizesse de Kitteringham e Damery, terminando de lhe convencer a base de enganos. O próprio Kennedy pôs-lhe em contacto com Charlie McCraken (baixo) e John Wilson (batería), com os que gravou dois discos de estudo, Taste (Polydor, 1969) e On The Boards(Polydor, 1970). 

No último apreciam-se as influências jazz da banda, tocando Rory o saxofone em duas canções (It's happened before, it'll happen again e On the boards).
Giraram por toda a Europa (Irlanda, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça, Holanda,...) e inclusive realizaram uma tour por Estados Unidos da América (onde passaram desapercebidos). O ambiente no grupo foi ficando tenso entre Rory por um lado e Charlie e John pelo outro, devido à intermediação de Kennedy, que, não só lhes defraudava com o dinheiro (que ele cuidava) senão que falava a Rory mau de seus colegas e vice-versa.

O final de Taste chegou após sua atuação no Isle of Wight Festival em 1970, gravada no disco Live at the Isle of Wight (Polydor, 1972) e no filme Message Of Love. 1970 Isle of Wight Festival (1970, estreada pela BBC em 1995), na que se recolhem Sinner Boy e Gamblin' Blues. Rory abandonou e o grupo acabou. Mas Rory continuou com sua carreira solo.

Clique na Imagem para download

Nenhum comentário:

Postar um comentário