quinta-feira, 11 de março de 2010

1970 - Red Album

O Grand Funk Railroad é uma daquelas bandas que explodem o ouvinte antes mesmo que ele perceba o que está acontecendo. Dotados de uma energia insofismavelmente vibrante, o grupo formado em 1964 é até hoje uma expressiva referência quando o assunto é hard rock, ainda que não tenha navegado de modo perene pelos mares do mainstream.

Diversos são os registros da banda, seja em estúdio ou on stage, que valem a pena ser rememorados, revistos e reaproveitados. A escolha de iniciar as postagens referentes ao Grand Funk com "Red Album" deve-se, primeiramente, à própria construção álbum e, em segundo momento, pela influência que tal disco representa para os admiradores da banda e, ao mesmo passo, para o próprio grupo, que vinha sendo massacrado pela crítica conservadora quando do lançamento de seu álbum de estréia, "On Time", de 1969.

"Red Album" inicia-se do melhor modo possível: com uma canção vibrante, bem trabalhada e que explora diversas paisagens durante o seu desenvolver. É deste jeito que muitos dos que ouvem "Got This Thing on The Move" pela primeira vez a definem, e isto sem nenhum exagero. A música pulsa em todo o seu desenvolvimento, fazendo o ouvinte dançar, ainda que de modo silente.

Em verdade, "Got This Thing..." é a referência do álbum justamente por ser sua canção inicial, fruto de uma escolha sensata. Grande parte das demais faixas também desempenhariam com louvor esta função, como "Mr. Limousine Driver", que se assemelha bastante ao som que o Led Zeppelin construiria em seu quarto álbum; "In Need", que chega a flertar com o southern rock; e "Inside Looking Out", extensa canção que traz em seu bojo uma letra sincera e musicalidade que remete o ouvinte à uma obrigatória reflexão.

Outro destaque vai para o desempenho instrumental de Marc Farner e Mel Schacher, responsáveis por evidenciar riffs pertinentes entrelaçados por uma linha de baixo que serviria de parâmetro para Geezer Butler auxiliar Iommi na condução de "Iron Man", "Paranoid" e "N.I.B", como ele mesmo afirmou.

Apesar de ser um álbum relativamente esquecido, "Red Album" representa um grande avanço técnico e artístico do Grand Funk, sendo considerado por muitos como sua pedra fundamental, tamanha a sua importância no cenário hard setentista. E, de fato, talvez o seja. Em suma, deixemos o som expressar a grandeza deste disco.

Cheers!!!

Faixas:

1. Got This Thing on The Move
2. Please Don't Worry
3. High Falootin' Woman
4. Mr. Limousine Driver
5. In Need
6. Winter And My Soul
7. Paranoid
8. Inside Looking Out
9. Nothing is The Same (Demo)
10+ Mr. Limousine Driver (Extended Verson)


CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:



Um comentário:

  1. Realmente, Grand Funk é de fato uma das melhores bandas que conheço quando se fala em qualidade!
    Os caras são tão bons que é praticamente impossível fazer um cover deles haha

    ResponderExcluir