sábado, 13 de março de 2010

1972 - Slayed?

O Slade é uma banda no mínimo curiosa. Mesmo sendo comparada constantemente com outros nomes do rock setentista, como T. Rex e a trupe de Ziggy Stardust, o grupo sempre manteve o modo original de compor e executar sua sonoridade.

Por certo, "Slayed?", datado de 1972, seja o melhor registro da banda, que ainda hoje integra insofismavelmente a música popular inglesa. Embora a banda tenha lançado uma série de coletâneas na década de 80, nada compensa mais do que a audição deste disco, com certeza mais superior do que qualquer compilação de sucessos ou algo do gênero.

O humor e a ironia sempre fizeram parte do espírito da banda. Desde o nome até a grafia dos títulos de suas canções (para eles, "Goodbye, Goodbye" se transformava em "gudbuy, gudbuy") eram uma maneira de criticar a identidade musical inglesa em transição no fim dos anos 60. Afora o deboche e a falta de zelo, as canções de "Slayed?" são essenciais. Embora o single do disco tenha ficado por conta de "Mama Weer All Crazee Now" (ou em correto inglês, "Mama We Are All Crazy Now"), diversas outras canções merecem atenção.

É o caso de "How D'you Ride", "I Won't Let It Appen Agen", "Let The Good Times Roll/Feel So Fine" e a deliciosa "Move Over", que combina um riff consistente com linhas de baixo pesadas o suficiente para fazer o Castelo de Buckingham vir abaixo. Os vocais de Noddy Holder mesclam-se perfeitamente à estas linhas, passando por diversas mudanças rítmicas e explosões sonoras. Com plena certeza, é o ponto alto do disco.

O Slade provavelmente nunca atingiu o pico de criativadade alcançado com "Slayed?", ainda que tenham gravado excelentes trabalhos posteriormente. Seja pela inspiradora época na qual se encontravam ou pelas situações ensejadas na gravação do álbum, fato é que o quarto registro do Slade é uma criativa mistura de crítica, hard rock e força. Não é de surpreender, então, que ele seja considerado um dos melhores discos dos anos 70.

Cheers!!!

Faixas:

1. How D'you Ride
2. The Whole World Goin' Crazee
3. Look At Last Nite
4.
I Won't Let It Appen Agen
5. Move Over
6. Gudbuy't Jane
7. Gudbuy Gudbuy
8. Mama Weer All Crazee Now
9. I Don't Mind
10. A) Let The Good Times Roll / B) Feel So Fine

CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:



Nenhum comentário:

Postar um comentário