segunda-feira, 15 de março de 2010

1974 - Made in Brazil

O Made In Brazil é, provavelmente, a banda brasileira mais antiga ainda em ativdade. Embora hodiernamente não manifestem o impacto adquirido na década de 70, época do seu surgimento, sua importância para o rock n' roll tupiniquim é inquestionável.

Seu álbum de estréia é até hoje considerado por muitos como um dos melhores já alicerçados no Brasil. De fato, a banda dos irmãos Vecchione construiu um excelente trabalho na década de seu surgimento. Muitas das pérolas da banda encontram-se presentes nesse registro, porém, talvez ele sofra da "superestima" geralmente atrelada ao primeiro trabalho de uma banda de sucesso perene. Explicaremos melhor este ponto de vista.

Em aspectos musicais, "Made In Brazil" (também conhecido por "banana") é musicalmente bem construído. O time de musicos que acompanharam os Vecchiones é de invejar. Dentre eles, destaca-se Rolando Castello Jr. que, apesar de não realizar um desempenho comparável com o percebido na Patrulha do Espaço, carrega com louvor as batidas condutoras do álbum. As guitarras também merecem elogios, assim como a sequência de metais que surgem em algumas canções, como "Intupiu o Trânsito" e "Aquarela do Brasil", ambas faixas de pleno potencial.

No entanto, os vocais de Cornelius Lúcifer deixaram um pouco a desejar. A voz estranhamente rouca do frontman custa a encaixar corretamente na maioria das canções, com exceção de "Tudo Bem, Tudo Bom", que flui muito bem e empolga até o segundo final. "Vamos Todos a Festa" e "Menina Pare de Gritar" oferecem a mesma atmosfera, onde todos os integrantes demonstram do que são capazes.

Sendo assim, embora peremptoriamente clássico, o álbum de estréia ficou devendo em relação à qualidade, que evoluiu muito com "Jack Estripador" e "Paulicéia Desvairada", trabalhos que deram sequência ao disco homôniomo de 1974. Mas, ainda assim, "Made In Brazil" merece o reconhecimento por ser um dos primeiros álbuns de rock n' roll densos de nossa história. Merece ser apreciado.

Cheers!!!

Faixas:

1. Anjo da Guarda
2. Mina
3. Doce
4. Aquarela do Brasil
5. Intupiu o Trânsito
6. Você já Foi Vacinado
7. Tudo Bem, Tudo Bom
8. Vamos Todos à Festa
9. Menina Pare de Gritar
10. Uma Longa Caminhada

CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário