terça-feira, 16 de março de 2010

1976 - Jack O Estripador

O segundo registro de estúdio do Made In Brazil superou e muito as expectativas que circundavam seu lançamento. Se o primeiro disco, de 1974, havia firmado a banda como um expoente do rock n' roll nacional (isto levando a já mencionada contida sonoridade do álbum), com "Jack O Estripador", o Made foi coroado como uma das perenes bandas do rock brazuca.

Nem é preciso mencionar as inúmeras influências creditadas à banda por diversos nomes consagrados que surgiram posteriormente: com este segundo álbum, o Made In Brazil dava os primeiros passos na fixação de seu nome na memória do rock n' roll.

Em um prospecto comparativo com o registro precedente, "Jack O Estripador" possui uma sonoridade mais abrangente, que condensou perfeitamente os excelentes vocais de Percy Weiss com backing volcals femininos de maior destaque. Quiçá, o único contraponto resida em algumas letras, intrinsecamente pueris, como a que compõe a faixa título e "São Coisas do Amor (Batatinhas)". Porém, em "O Cigano" essa primeira impressão é extenuada por completo: a canção plenamente madura, mostra uma letra interessante recitada ao acompanhamento de linhas de violão e flauta que preparam o solo para o brusco aumento de densidade da música.

"Não Transo Mais I" flerta com o blues dançante percebido nos EUA na década de 50 / 60. A musicalidade é excelente: a letra irônica encaixa perfeitamente na pulsação dos riffs de guitarra e da presença do acompanhamento em piano. O refrão, marcante como todo bom blues, gruda em nosso pensamente e custa a nos deixar.

Em suma, "Jack O Estripador" é um registro ímpar na história do rock brasileiro, onde uma banda não mediu esforços para fazer um bom som e divertir-se. Provavelmente, poderemos encontrar uma sonoridade similar no primeiro disco do Barão Vermelho, algum punhado de anos depois. Eis, pois, um dos melhores "segundo disco" de uma banda de rock n' roll.

Cheers!!!

Faixas:

1. Jack O Estripador
2. São Coisas do Amor (Batatinhas)
3. O Cigano
4. Banheiro
5. Meu Amigo Elvis
6. Tratamento de Choque
7. Vou Te Virar de Ponta Cabeça
8. Não Transo Mais I
9. Os Bons Tempos Voltaram
10. Quando A Primavera Chegar
11. O Rock De São Paulo
12. Se Eu Pudesse Voar
13. Não Transo Mais II


CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:




Nenhum comentário:

Postar um comentário