quarta-feira, 17 de março de 2010

2003 - Live at Astoria

Steve Siro Vai pode ser considerado - isto sem incorrer em exageros - como a personificação da virtuose. Por certo, ninguém é capaz de brincar com as seis cordas como ele: é como se as guitarras, sob suas ordens, literalmente falassem.

O registro em foco apresenta o mestre em uma de suas mais otimizadas performances. Acompanhado por um time de musicos excelentes, dentre os quais destaca-se o baixista Billy Sheehan, Vai coloca em plena concretude toda a sua capacidade técnica e qualidade como showman.

Já na primeira canção, "Shyboy", cantada por Sheehan, percebe-se a linguagem peculiar de Steve Vai adota para fazer soar sua guitarra. Diversas técnicas são entrelaçadas por ele no decorrer da canção, transformando-se em uma verdadeira aula àqueles que se dedicam ao estudo das seis cordas ou apenas apreciam sua perfeita execução. O mesmo ocorre em "The Animal", onde a banda como um todo esbanja uma apurada técnica. Em verdade, nesta canção pode-se vislumbrar com maior clareza a inluência de Frank Zappa nas composições de Vai. A conexão com o jazz, ao mesmo passo, também é evidente.

Mas é na segunda parte do show que as pérolas repousam. A sequência arrasadora de "Fire" e "Little Wing", ambas de Hendrix, provam a competência de Vai em executar covers fiéis ao original, dando-lhe também um viés interessante por agregar novos elementos e características que pertencem à si.

"Whispering A Prayer" é provavelmente o momento mais tocante de todo o registro. Vai conduz o público em uma atmosfera leve e intimista, enquanto explora sussuros e lamentos de sua guitarra, incorporando efeitos ao som bruto e natural do instrumento que, sob suas mãos, expressa-se calmamente. Parace, de fato, que está a sussurar uma oração, como o título sugere.

Outro ponto importante do disco é a performance de "For The Love of God", clássico de Vai que consta no álbum "Passion and Warfare" de 1990, que o Rock Pensante disponibilizará ainda neste semana.

Em suma, "Live at Astoria" é um excelente registro do trabalho on stage de Steve Vai, um dos maiores e mais emblemáticos nomes relacionados à virtude instrumental. Tal álbum não merece ser ouvido simplesmente, mas sim degustado.

Cheers!!!


CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD DO DISCO 1:





Faixas:

1. Shyboy

2. Giant Balls of Gold
3. Erotic Nightmares
4. Blood and Glory
5. Dave's Party Piece
6. Blue Powder
7. The Crying Machine
8. The Animal
9. Bangkok
10. Tony's Solo
11. Bad Horsie
12. Chamaleon
13. Down Deep Into The Pain

CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD DO DISCO 2:






Faixas:

1. Fire
2. Little Wing
3. Whispering a Prayer
4. Incantation (with drum solo)
5. Jibboom
6. For The Love of God
7. Liberty
8. The Attitude Song

Nenhum comentário:

Postar um comentário