sexta-feira, 21 de maio de 2010

1976 - Rising

Depois do brilhante começo, o álbum "Rising", de 1976, consolidou a força do Rainbow como uma das melhores bandas de hard rock havidas a partir da década de 70, capazes de pincelar enternamente seu nome na história da música. A formação que gravou "Rising" também era de dar inveja: além de Blackmore e Dio (que dispensam comentários ou apresentações), a banda contava com Cozy Powell na bateria, Don Airey nos teclados e o já conhecido Jimmy Bain nas quatro cordas. Com a exceção de Blackmore e Bain, todos os outros integrantes do Rainbow, em um futuro próximo, ingressariam no Black Sabbath, isto na década de 80; Don Airey, que marcou seu nome em diversas bandas de peso, hoje ocupa o posto que originalmente pertenceu a Jon Lord no Deep Purple.

Afora estes pressupostos, "Rising" se mostra, de fato, um excecelnte disco. Apresentando um som mais denso e pesado do que o trabalho predecessor (e de estréia do grupo), o álbum pulsa intermitentemente durante o seu desenvolvimento. "Tarot Woman", que entrelaça muito bem a voz marcante de Dio com os teclados e Airey, é prova cabal de sua qualidade.

"Run with the Wolf" e "Do You Close Your Eyes" mantpem esta mesma linha condutora, onde Dio, Airey e Blackmore são os regentes, destrinchando virtudes e apresentando o que o Rainbow possuia de melhor naquele momento. As surpresas agradáveis começam a surgir a partir de "Starstruck", que segue a linha clássica proposta por Blackus à época do Purple e condiciona o ouvinte à uma intensa explosão de frases de guitarra de excelente construção.

Já em "Stargazer", quem brilha intensamente é Cozy Powell, que mostrava ali provas de que, de fato, entraria para a história como um dos melhores bateristas já vistos. Desde sua passagem, em 1998, sentimos imensamente sua falta, assim como passaremos a sentir a de Dio, com o caminhar dos tempos. "A Light in the Black" também apresenta nuances interessante, acolchetando a atmosfera do disco e encerrando com excelência os seus misteres.

"Rising" atingiu o 6º lugar no Reino Unido em seu lançamento, e a 48º posição no Billboard's Pop Albums. Na lendária revista especializada "Kerrang!", "Rising" atingiu o posto de melhor álbum de 1976. Mas chega de papo: bom memos é deixar o álbum falar por si. Com certeza, o proveito será imensamente maior.

Cheers!!!

Set List:

1. Tarot Woman
2. Run with the Wolf
3. Starstruck
4. Do You Close Your Eyes
5. Stargazer
6. A Light in the Black

CLIQUE AQUI P/ FAZER O DOWNLOAD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário