sexta-feira, 21 de maio de 2010

1979 - The Soundhouse Tapes

Hoje, 21 de maio de 2010, daremos o start dos trabalhos referentes a discografia de uma das mais importantes e influentes bandas de heavy metal de todos os tempos: o Iron Maiden. Certamente, esta será uma caminhada longa, densa e trabalhosa, não apenas pela extensa discografia do grupo, mas também por dois propósitos que explicaremos neste instante: primeiramente, porque nos ocuparemos, além da discografia oficial, de possibilitar ao conhecimento dos leitores do Rock Pensante uma listagem de singles e bootlegs da Donzela de Ferro, isto com o fito de evidenciar do modo mais completo possível o trabalho desta excelente banda; por conseguinte, as resenhas também serão talhadas, além do cuidado usual, com um prospecto crítico mais salutar, por assim dizer. Sempre que possível, tentaremos fazer uma espécie de link com o disco, single ou bootleg apresentado com a situação e o trabalho atual do Maiden, procurando fazer com o que o leitor literalmente mergulhe no universo criado pelo grupo. Todo este esforço é também em função de que, ainda em 2010, o Iron Maiden lance aquele que pode ser seu álbum de despedida: "Final Frontier" está programado para o segundo semestre deste ano.

E, dito isto, nada mais acertado do que começar os trabalhos com a primeira gravação "oficial" da Donzela, "The Sounhouse Tapes", lançado originalmente em 1979. Desde o início da segunda metade da década de 70, Steve Harris (com a perseverança que lhe é peculiar) preocupou-se em levar o Iron Maiden para todos os lugares possíveis. Após diversas alterações no line-up do grupo, que havia firmado apenas Paul Di'anno no vocal e Dave Murray na guitarra, a banda inicou uma peregrinação pelos pubs arredores de Londres. Com poucos recursos, o Maiden chegou a rodar mais de mil quilômetros fazendo shows e angariando um público cada vez maior. Com o passar do tempo e com uma platéia cada vez mais consolidade, Harris e sua trupe perceberam a necessidade de um material capaz de auxiliar na divulgação do trabalho do grupo. Com 200 libras no bolso, o Iron Maiden (que contava com Paul Di'anno, Steve Harris, Dave Murray e Doug Sampson na bateria) se dirigiu ao Spacewood Studios, de Cambridge, para gravar quatro músicas: "Iron Maiden", "Prowler", "Invasion" e "Strange World". Esta última foi descartada´nos momentos de finalização dos trabalhos, pela má qualidade da gravação.




Como a banda não possuia fundos suficientes para cobrir despesas de mixagem e garantir a formação de uma fita master com as canções, a única coisa que a banda conseguiu foram cópias K-7 dos registros em estúdio, sem nenhuma correção: sonoridade bruta, portanto, é a caracterísca desta gravação. Por obra do destino, uma dessas cópias caiu nas mãos de Neal Kay, proprietário e dj do Bandwagen Soundhouse, tradicional casa de shows do noroeste londrino. Quando Neal executou a fita em uma determinada noite, a resposta do público foi extremante positiva. Neal convidou a banda para tocar na Soundhouse e, como dizem os antigos, o resto é história: o nome do Iron Maiden elevou-se ainda mais ao conhecimento do público. Posteriormente, a banda conseguiu uma prensagem limitada de 5 mil cópias e transformou as simples gravações feitas nos estúdios Spacewood em um dos EP's mais raros do mundo: "The Soundhouse Tapes" (cujo título é uma homenagem da banda à casa que aceitou mostrar seu som ao público) foi vendido inicialmente por correio e nos shows do grupo e, ainda hoje, pode ser adquirido por colecionadores através do singelo pagamento de algumas várias centenas de euros ou dólares.

"The Soundhouse Tapes" representa a notoriedade dos primeiros passos do Iron Maiden e, foi a partir dele que o grupo conseguiu firmar contrato com a EMI em 1980, que possibilitou o lançamento de seu primeiro e homônimo disco. Trata-se de um ítem raro e extremamente importante na obra e história do grupo. É extremamente interessante poder hoje, quase 31 anos depois de seu lançamento, poder manter contato "sonoro" com essa peça fundamental. Que se faça o som!

Cheers!!!

Set List:

1. Invasion
2. Iron Maiden
3. Prowler

CLIQUE AQUI P/ FAZER O DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário