quarta-feira, 12 de maio de 2010

1982 - Live Between the Eyes

Em 1982, após o advento de "Straight Between the Eyes", o Rainbow consolidou o novo formato de sua sonoridade, espantou antigos demônios e confirmou a chegada de uma nova ao grupo e, de certo, ao hard rock como um todo. A presença de peso de Joe Lynn Turner como novo frontman, aliado à presença de Roger Glover e a postura densa e orquestral de Ritchie Blackmore garantiram a presença do Rainbow na seleta lista das melhores bandas on stage, qualidade esta capturada neste excelente bootleg, "Live Between the Eyes", também de 1982 que, apesar de não ingressar na discografia oficial da banda, merece notório destaque e audição obrigatória.

É também com "Live Between the Eyes" que percebemos o amadurecimento do grupo no que tange as suas apresentações. No início do caminho trilhado pelo Rainbow, os registros ao vivo do grupo mais se assemelhavam a um redemoinho sonoro do que uma simples execução de músicas diante do público. Ainda que tal fato detenha diversas características positivas, que realçavam a força e vigor do som da banda, muitas vezes esse mesmo redemoinho resultava em uma singela "desorganização". Para tanto, basta ouvirmos "On Stage", de 1977 e os "Live in Germany" e "Live in Munich" para constatarmos isso. Certo: todos estes álbuns são excelentes discos e retratam majestosamente a passagem de Dio pelo Rainbow, mas não há como negar que, naqueles momentos, uma certa confusão sonora era perceptível; logicamente, nada disso desabona a história do Rainbow ou a importância de seus músicos mas, ao ouvir (e muitas vezes ver em vídeo) as apresentações desta "segunda fase" da banda, este aspecto técnico (e, talvez mesmo, e pouca importância) vale ser citado justamente por asseverar as qualidades deste segundo momento do grupo.

Em "Live Between the Eyes" o ouvinte poderá perceber a combinação de alguns clássicos da banda ("Long Live Rock n' Roll", "Overture: Over the Rainbow") com as canções dos, então, "novos" discos de 1981 e 1982, "Difficult to Cure" e "Straight Between the Eyes". Os destaques vão para a demolidora "Spotlight Kid" e para os hits da era Turner, "Power", "Miss Mistreated" e a inesquecível "Can't Happen Here". Obviamente, como todo bootleg que se preze, o disco também retrata interessantes pérolas, como a imortal "Smoke on the Water" e uma memorável execução de "Difficult to Cure", que remete ao ouvinte uma densa viagem ao universo de Beethoven.

"Live Between teh Eyes" é um ítem de obrigatório na coleção daqueles que, além do hard rock, apreciam também o trabalho do Rainbow e, à parte, de Joe Lynn Turner. Ainda que o precitado redemoinho sonoro se faça presente em algumas canções, ele é muito mais contido do que anteriormente, o que só faz abrilhantar mais ainda o trabalho do grupo. Eis um disco que merece ser ouvido no máximo!

Cheers!!!

Set list:

1. Overture: Over the Rainbow
2. Spotlight Kid
3. Miss Mistreated
4. Can't Happen Here
5. Tearin' Out My Heart
6. All Night Long
7. Stone Cold
8. Power
9. Blues Interlude
10. Difficult to Cure (Beethoven 9th/Ode to Joy)
11. Long Live Rock n' Roll
12. Smoke On the Water

CLIQUE NA IMAGEM P/ FAZER O DOWNLOAD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário