domingo, 16 de maio de 2010

Pão de Hamburguer



Fazer boa música em Curitiba por vezes é uma tarefa difícil. O espaço, além de ser o mesmo há um bom tempo (quase que "irrenovável"), abre as portas quase sempre para as mesmas coisas, que são vistas e ouvidas, via de regra, pelas mesmas pessoas. É uma repetição tragicômica: enquanto bandas já firmadas mantém o seu espaço intocável, excelentes grupos da "nova safra" tem que sacar as espadas e conquistar seu lugar na "marra", para que as pessoas tenham acesso ao seu material. Mas as poucas experiências são extremamente salutares: quando ocorrem shows desses grupos "out circuit" de Curita, o pública vibra, pede mais, e sai trançando as pernas de alegria. Uma das bandas responsáveis por essa salutar sensação ébria é o Pão de Hamburguer, que há cinco anos vem se tornando refeição obrigatório para os apreciadores da boa música curitibana.
E não é para menos. Esse grupo que começou como trio "quase" descompromissado, hoje é um quinteto de respeito, que se empenha (com sucesso) em concatenar três guitarras em uma seção rítmica de dar inveja e em apresentar um material de qualidade a cada show. Afinal, quem acompanha a cena e a noite curitibana sabe muito bem disso. E, como não poderia ser diferente, o reconhecimento vem em um gradativo galope. Os grandes eventos da cidade atualmente tem a participação do Pão:  a noite de homenagem à Ivo Rodrigues em abril passado no Blood Rock Bar; a abertura do show de Rogério Skylab em novembro passado e o Viradão Cultural de novembro próximo deste ano são exemplos insofismáveis dos degraus alçados pela banda.

Outros pontos positivos foram a gravação do primeiro álbum do grupo, "Ontem & Hoje" (cujo link e resenha seguem este post inicial) e o vídeo clipe da faixa título, feito sob a égide da escola de cinema digital do Centro Europeu e que já conta um interessante número de acessos no youtube. Recentemente o Pão saiu em turnê pelo western paranaense e saldou o público de Cascavel e Foz do Iguaçu com uma sequência de shows que, apesar do contratempo usual de viagens de bandas independentes, firmaram ainda mais o grupo como forte nome no cenário paranaense.

Para os próximos meses, além do Viradão Cultural (provisoriamente confirmado para os dias 6 e 7 de novembro na TUC de Curitiba) e do Rock n' Bol da Mundo Livre FM, o Pão participará do retorno aos palcos do grupo Trem Fantasma (que já figura na seção "Pela Noite Curitibana" do Rock Pensante), que conta com nova formação, isto marcado para o dia 26/06/10 no Teatro Guaíra (auditório Guairinha). Além disso, a banda também pode ser vista nos televisores da nossa Curtitiba: no dia 15/05 foi ao ar uma participação especial do Pão de Hamburguer no programa De Ouvidos da UFPR TV. Também no novíssimo site Cosmu é possível verificar um perfil exclusivo da banda; quanto as resenhas, além das matérias presentes no Rock Pensante, o site carioca Galeria Musical, especializado em música, abriu um precioso espaço para o Pão divulgar o seu trabalho.

Por todas estas razões não podemos duvidar que estamos diante de uma banda comprometida com a movimentação da cena musical de Curitiba: é como se o "pão" nosso de cada dia buscasse, a cada show, a cada acorde, a cada nota disparada no rosto e ouvido do público a justificativa de cada aplauso que recebem. Aliás, palmas são o mínimo que podemos oferecer à esta excelente banda. Ouçamos, pois, a música curitibana.

Cheers!!!

- Download álbum "Ontem & Hoje" aqui! 

- Clipe de "Ontem & Hoje": http://www.youtube.com/watch?v=zl1Xs8FQcrI&feature=PlayList&p=3C4AA368AE75D99A&playnext_from=PL&index=0&playnext=1

- Resenha "Ontem & Hoje" no site Galeria Musical

- Pão de Hamburguer no My Space: http://www.myspace.com/paodehamburgue

- Pão de Hamburguer no Fotolog: http://www.fotolog.com.br/paodehamburguer

- Perfil da banda no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15740549675000626491

-  Comunidade da Banda no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#community.aspx?cmm=7061289

- Pão de Hamburguer no Trevo Digital (compras): http://www.trevodigital.com.br/paodehamburguer

- Pão de Hamburguer no Palco MP3: http://palcomp3.com/bandapaodehamburguer/ 


Contato: Rennan Frois (41) 9667-8576

Um comentário: