sexta-feira, 23 de julho de 2010

Trem Fantasma - Gravação de Novo EP


Outra banda que vem dando sequência ao seu trabalho é o Trem Fantasma, que já iniciou a gravação de um novo EP no Estúdio Solo, em Curitiba. Depois do nítido êxito com o retorno ao palco em grande estilo, com o show Oliver no Planeta do Sol, no Teatro Guaíra, Marcos Dank, Yuri Vasselai, Leonardo Montenegro e Rayman Juk, entre uma apresentação e outra, vão ampliando ainda mais o seu rol de composições.

Quem conversou com o Rock Pensante sobre as gravações do EP foi o baixista/vocal Rayman Juk que, em um rápido bate papo, expressou o contentamento da banda com o novo projeto e contou alguns detalhes das faixas que integrarão o novo EP, que conta com a produção de Vadeco. Ao todo, 5 "novas" canções foram escolhidas: "Ao Vivo na Pompéia", "Guerra Dentro da Gente", "Recaída", "Oliver no Planeta do Sol" e "Nenhuma Pretensão".

Segundo Rayman, "Ao Vivo na Pompéia" consiste em um misto de orgãos e vocais elaborados destinados a prestar uma dupla homenagem à verdadeiros símbolos do rock: Os Mutantes (que cresceram no barro da Pompéia, em Sampa) e Pink Floyd (referência ao lendário Live at Pompeii). A música recebe a assinatura de Leonardo e Rayman, e explicita duas das grandes referências do Trem Fantasma.

A faixa seguinte é "Guerra Dentro da Gente". Segundo Rayman, "esta é uma canção 'lenha'. É porrada do começo ao fim, com introdução de baixo distorcido com microfonias, etc." Curiosamente, esta canção leva também a assinatura de Paulo Leminski, em homenagem à sua obra "Guerra Dentro da Gente", texto original de 1987 que inspirou Rayman e Yan Lemos a compor a canção.

Adiante, surge "Recaída", canção composta por Marcos Dank, trazida de sua antiga banda, Rafaela e Seus Amores. Rayman explica que "essa é uma música interessante, porque apresenta um tempo quebrado e acordes diminutos. A letra também passa um sentido de 'recaída emocional', com refrão forte e marcante". De fato, "Recaída" pode ser encarada como a "inclusão" de novos elementos trazidos por Dank, sendo, assim, uma espécie de "passo à frente" dado pelo Trem. Aliás, quem já ouviu a canção sabe que, sem exageros, "interessante" é pouco para qualificar a canção.

Finalizam o EP as faixas "Oliver no Planeta do Sol" (que deu título ao show do Guairinha) e "Nenhuma Pretensão", esta última também assinada exclusivamente por Marcos Dank que, segundo Rayman, "mostra com essa canção a que veio e a bagagem que trouxe ao Trem Fantasma." O baixista do grupo ainda fez questão de enfatizar que "essa música fica marcada com uma presença forte da essência do Trem, mas traz, também, outros elementos, como a sonoridade setentista e uma pitadas de surf music".

Fora essas excelentes perspectivas, a banda, como um todo, está muito contente com esse novo momento de sua carreira, seja com a gravação deste novo EP, ou com os shows que o grupo tem feito. Prova disso poderá ser vista no Jokers Pub, dia 23/07, onde o Trem participará do Acústico Mundo Livre FM. Mais detalhes abaixo e no perfil do Rock Pensante no MySpace (Clique AQUI e adicione!)

Agora é esperar por mais este EP do Trem Fantasma, que será lançado em breve no TUC de Curitiba!!! Boa coisa vem por aí!!!!

Cheers!!!

INFORMAÇÕES:

TREM FANTASMA & ALEXANDRE STRIQ - ACÚSTICO MUNDO LIVRE FM



Data: 23/07/2010 (sexta-feira) = 22 horas

Local: Jokers Pub

Endereço: Rua São Francisco, 164 - Fone: 3324-2351

Valores: R$ 10.00 (ENTRADA LIVRE ATÉ ÀS 21 HRS)  

2 comentários:

  1. Muito bom, Rafael!
    O EP começou em gravador de rolo, baixos e bateras já prontos!
    E showzão hj!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa, bicho! Valeu pela super-força que você dá ao Trem Fantasma!

    ResponderExcluir