segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

The Best Maiden Brazil Aterrissa em Curitiba!



Eis que, já ultrapassando a metade do primeiro mês deste novo ano, damos o ponta-pé inicial das atividades do Rock Pensante em 2011 com grande estilo.

Quem lê estas linhas sabe que, além de resenhas, disponibilizamos matérias de bandas independentes, voltadas em sua maior parte para grupos que consolidam trabalho próprio, mas isto sem esquecer daqueles que, justificando a terminologia “tributo”, trazem algo novo àqueles que respiram 26 horas por dia as canções de seus ídolos.

No dia 21 Janeiro (nesta sexta, portanto), o Crossroads abre seu palco para recepcionar um desses grupos que prestam uma importante homenagem com dois destinatários: a banda que serve de referência, logicamente; e aos fãs dessa banda, verdadeira fraternidade que a segue, se possível, a todos os rincões deste planeta.

Estamos falando da The Best Maiden Tribute Brazil, que aterrissará em Curitiba para brindar os maidenmaníacos com a melhor performance-tributo destinada à Donzela de Ferro.

A banda vem cumprindo, desde outubro, uma agenda cheia. Prova disto ocorreu no último dia 15, quando a The Best Maiden subiu ao palco do Kazebre, em São Paulo, para um inesquecível revival da primeira edição do Rock in Rio, com direito à casa lotada e tudo o mais. Tão apaixonados pelo Maiden quanto seu público, Lennon Harris, Lely Murray, Raphael Gers, Rodrigo Smith, Guto Burr e Luis Dickinson viajam, de show em show, com única missão: apresentar com sinceridade e amor as canções da Donzela de Ferro, propagando ainda mais o fanatismo que o Iron Maiden é capaz de inspirar.

Confira agora a primeira entrevista de 2011 com a The Best Maiden Brazil.



1.Já no início das atividades, a The Best Maiden Tribute adotou uma postura muito sincera e humilde em relação ao trabalho que desempenharia dali em diante. Mesmo ciente que a banda não resultaria em um simples "cover" como tantos outros, todos buscaram evidenciar que a The Best Maiden surgiria com o objetivo de fomentar uma justa homenagem a uma das bandas mais influentes da história, através da paixão que cada um de seus integrantes possui em fazer música. Muito provavelmente, este foi no grande diferencial da banda, por assim dizer: não houve qualquer preocupação em ser auto-proclamar a banda como a melhor, e sim, buscar um aperfeiçoamento cotidiano. Como a banda estruturou sua consolidação? Contem um pouco de como iniciou essa caminhada.

Lennon "Harris" Biscasse: Na verdade meu único e principal objetivo, quando montei ou toquei nos tributos ao Maiden, foi de fazer o melhor possivel para representar a banda aqui no Brasil, pelo menos da minha parte apenas como fã incondicional e não ser ou se achar um integrante do Iron Maiden. Creio que quando formamos a familia The Best Maiden, com todos integrantes que pensam dessa forma, na mesma sintonia e com os mesmos objetivos, foi tudo muito fácil e natural, parece que cada integrante nasceu para interpretar seu respectivo idolo com maior respeito possivel. Cada integrante interpreta cirurgicamente seu "personagem", tanto no visual como no musical. Isso sim é ter e fazer um tributo com muito prazer e orgulho!

Raphael "Gers" Gazal: Nosso objetivo com a The Best Maiden sempre foi tocar. Todos os integrantes da banda são fãs de Iron Maiden, acima de tudo. Começamos a tocar por causa do Iron Maiden, e isso faz muita diferença na sonoridade de uma banda tributo. Não nos consideramos nem a melhor e nem a pior banda tributo ao Maiden. The Best Maiden Tribute significa apenas uma coisa: seis amigos, fãs de Iron Maiden, que prestam uma homenagem a uma grande banda de Heavy Metal. Estamos sempre muito atentos a tudo que está relacionado à Donzela, sempre nos aperfeiçoando, evoluindo a cada dia.

2. Desde 2010, a The Best Maiden Tribute tem consolidado um trabalho marcante sobre os palcos, isto por significar um verdadeiro tributo (na melhor acepção do termo) à Donzela de Ferro em nosso país. Shows com casa lotada e a dedicação sincera nesse ofício já fizeram da banda uma referência nacional quando o assunto é Iron Maiden. Como foram esses primeiros shows e a relação com o público?

Lennon "Harris" Biscasse: Posso afirmar que estou muito surpreso com esse "inicio" de trabalho do The Best Maiden. Shows sempre lotados, casas e eventos entrando em contato conosco para agendar datas por todo Brasil... Enfim, creio ser o reconhecimento pelo nosso trabalho sério e honesto de representar o Maiden da melhor forma possivel. A receptividade do público é intensa tanto nos shows quanto "online", a comunidade no Orkut ta crescendo, nosso canal do Twitter, Myspace e Youtube são acessados e comentados diariamente

Lely "Murray" Biscasse: Obrigado demais pelos elogios!!! No início, ficamos muito apreensivos com a aceitação, pois sabemos que os fãs do Maiden são exigentes.Tivemos a sorte do nosso primeiro show ocorrer em uma casa tradicional aqui em São Paulo, com uma infra-estrutura de primeira linha, e conseguimos trazer todo o nosso palco, figurinos e até mesmo a estréia do nosso querido mascote Eddie the Best!!! Mesmo assim, houve uma grande ansiedade que somente terminou quando, durante o andamento do show, pudemos sentir a satisfação dos fãs que lá estiveram e da forma como interagiram com a gente. Vale ressaltar que os shows tem ocorrido dessa forma, o público está realmente reconhecendo o nosso trabalho.


3. A expectativa em torno da escolha daquele seria responsável pela árdua tarefa de representar a ímpar figura de "Mr. Air Raid Siren" era grande antes do anúncio oficial da banda. Após o nome de Luis Wasques vir à tona, um misto de alívio e curiosidade se estruturou em todo o público: alívio por saber que a escolha não poderia ter sido melhor e curiosidade para ver e ouvir a banda completa sobre o palco. Como sucedeu o convite para Wasques integrar a banda e, em geral, como foi a busca por um vocalista tendo como referência Bruce Dickinson?

Lennon "Harris" Biscasse: Realmente, o Brasil está bem servido de vocalistas, mas poucos com timbre de voz idêntica de Mr.Dickinson, e o Luis é "o cara". Após alguns testes com vários vocalistas ótimos, o Luis foi escolhido de forma unânime, por vários motivos, dentre eles pelo timbre de voz potente e idêntico ao Bruce; presença de palco, estrutura fisica para aguentar um show de 3, 4 horas seguidas sem cansar a voz e agitar por todo palco em todas as musicas; bem como pronúncia das letras e um inglês impecável, além de ter um carisma próprio e agradar todos fans de Bruce Dickinson por onde fazemos os shows. Para mim, Luis Wasques é sem duvida o nosso Bruce Dickinson brasileiro!!!

Raphael "Gears" Gazal: Eu tinha uma banda há uns 10 anos atrás, chamada Steel Wings, e o Luis era o vocalista. A gente tinha composições próprias e sempre completava o set list dos shows com músicas do Maiden e da carreira solo do Bruce, e a voz do Luis sempre encaixou muito bem. A banda se desfez e o Luis entrou em uma banda cover de Iron Maiden, e depois entrou na banda do Rodrigo, o Superstitious. Quando a The Best se estruturou, faltava um vocalista. Fizemos alguns testes e o Luis se saiu muito bem! Me lembro de pensar “nossa, estamos tocando muito com ele no vocal”. O Luis é um cara muito dedicado, muito tranqüilo, e muito talentoso.

Lely "Murray" Biscasse: Realmente você disse tudo: Bruce Dickinson é uma figura ímpar. No entanto, tivemos a sorte de fazer testes com grandes vocalistas de heavy metal e fãs de Maiden. Fizemos uma criteriosa análise do que se esperava de um vocalista que representasse mais fielmente possível o "Mr. Air Raid Siren". No caso da The Best , foi também um misto de ansiedade e alívio quando, durante o teste do Luis, sentimos que esta era a nossa melhor escolha. O Luis é um cara de um grande potencial, um fã apaixonado por Maiden, e especialmente por Bruce Dickinson. E isso é fundamental!!


4. Já em setembro do último ano, o Rock Pensante passou a atualizar o público curitibano com as novidades sobre a banda, como a escolha de Luis Wasques para como frontman da The Best Maiden e a agenda de shows do grupo. Quase que de imediato, iniciou-se uma verdadeira campanha para trazer a banda à cidade, com o público remetendo e-mails para diversas casas de show curitibanas e uma forte organização nas comunidades do Orkut relacionadas à banda. Eis que, já quando o Sol de 2010 preparava-se para descansar, todo este esforço dos fãs, cumulado com o empenho da banda, foi devidamente compensando: a The Best Maiden subirá ao palco do Crossroads no próximo dia 21 de Janeiro. Como a banda vê esta verdadeira organização em prol do grupo e quais as expectativas para o primeiro show em nossa cinza capital?

Lennon "Harris" Biscasse: A expectativa é a melhor possivel, estamos absolutamente empolgados e ansiosos com esse show! Nós do The Best Maiden Tribute não temos palavras agradecer o Rock Pensante, Rafael nosso irmão por sempre nos dar essa força, esse apoio de forma intensa e incondicional para levar o The Best Maiden para Curitiba. É dificil descrever a emoção de fazer o primeiro show em Curitiba, cidade totalmente Maidenmaniaca e com fãs de respeito e de verdade à Donzela, nessa maravilhosa e conceituada casa, o Crossroads sob o comando do amigo Alê. Podem ficar sossegados que o The Best Maiden vai subir no palco dia 21/01 e dar o seu melhor para representar o Maiden, só assim podemos agradecer e retribuir essa força que estamos recebendo de todos voces de Curitiba!

Lely "Murray" Biscasse:  Foi para nós uma grata surpresa esta mobilização e isto não tem preço! Nos sentimos privilegiados, em tão pouco tempo de existência da The Best, receber tamanho apoio dos fãs de Curitiba!!! Não podemos pensar em outra possibilidade a não ser em preparar o melhor show com um set list super especial, abrangendo todas as fases do Maiden, músicas B'sides e surpresas!! Aproveito a oportunidade para agradecer em nome de todos da banda todo o apoio e confiança dos fãs de Curitiba.



5. A The Best Maiden tem sido muito elogiada por montar, noite após noite, um set list especial, que contempla os eternos clássicos do Iron Maiden sem esquecer do trabalho recente da banda, trazendo à tona, também, as canções que integram o mais recente álbum da Donzela, "The Final Frontier". Como a banda tem colocado em prática essa preocupação com a seleção das canções que serão apresentadas? Já há alguma definição prévia para o set list do show de Curitiba?

Lennon "Harris" Biscasse: Sempre tivemos essa preocupação e cuidado com a elaboração do set list. Sabemos que o ideal para um show do Iron Maiden seria um set de 6 horas pra começar (risos), mas, enfim, procuramos ouvir e ler com carinho as sugestões enviadas e citadas pelo publico que estará presente e podem ter certeza que vamos atender dentro das devidas proporções à todos, com um set mais que ESPECIAL para todos presentes no Cross...mas divulgaremos as musicas só dia 21!

Lely "Murray" Biscasse: Nos preocupamos muito com os fãs que vão ver o show e esperam escutar músicas de todas as fases do Maiden, e mesmo aquelas que o próprio Maiden não toca mais nos shows. Fizemos uma enquete entre os fãs, pedindo para que eles dessem sugestões de músicas. Vamos executar com certeza algumas músicas do Final Frontier, mas o set list vai ser uma surpresa!!(risos)


6. Outro ponto fundamental na The Best Maiden é a qualidade de suas apresentações, que transcendem as barreiras sonoras para se consolidar em um verdadeiro espetáculo visual. Desde o palco até as aparições de nosso querido Edward the Head, tudo se agrega para consolidar uma ímpar apresentação. A banda pensa em, na medida do possível, ampliar essa gama de atrativos ou o limite hoje atingido garante com que a musicalidade seja objetivamente recebida e apreciada pelo público?

Lennon "Harris" Biscasse: Com certeza quem for no show do The Best Maiden vai curtir muito de uma  forma geral, mas penso que devemos sempre procurar fazer o melhor possivel para representar o Iron Maiden. Hoje nossa estrutura é bem grande, com cenários, instrumentos idênticos, figurinos, roupas e nosso EDDIE de mais de 3 mts. de altura que dá as caras sempre que possivel, enfim, o The Best Maiden sempre estará investindo em melhorias e upgrades para deixar o fã da Donzela sempre satisfeito.

Lely "Murray" Biscasse: A intenção da The Best é sempre inovar esses atrativos, mas deixando claro aqui que o mais importante é a qualidade musical. Temos todos os figurinos das diversas turnês, palcos temáticos, o EDDIE que possui 3 metros de altura, além dos instrumentos serem muito semelhantes aos originais. Todo esses conjunto resulta no objetivo de homenagear, de uma forma humilde e respeitosa, o Iron Maiden. Gostaria de ressaltar, para quem não conhece os integrantes da The Best, que todos têm influência de seus respectivos ídolos, por exemplo, meu irmão Lennos Harris e eu tocamos Iron Maiden desde da adolescência. E faz um pouquinho de tempo já... (risos)


7. Como não poderia ser diferente, o lançamento de "The Final Frontier" foi marcado por uma grande expectativa acerca de duas perspectivas distintas: a de um possível retorno às origens do som da banda, com o possível encerramento de suas atividades (haja visto a interpretação que muitos fizeram do título do álbum) e a da continuidade da linha de trabalho apresentada pelo Maiden desde o retorno de Dickinson e Smith. Prevaleceu a segunda corrente e, ainda que indiretamente, "The Final Frontier" veio à tona sustentado por temas mais "progressivos", como "Isle of Avalon", "When the Wild Wind Blows" e a própria faixa título, que possui uma introdução bastante distinta do que o Maiden havia produzido até então. Como vocês receberam a chegada de "The FInal Frontier"? Há de fato esse distanciamento do som característico da Donzela? Enfim, qual a avaliação que vocês fizeram do disco?

Lennon "Harris" Biscasse: Eu particularmente curti muito esse álbum. Creio que as mudanças diretas ou indiretas são sempre bem vindas em qualquer segmento de musica. Lógico, como fã, eu gostaria que saísse um Powerslave, 7th Son....mas, tá otimo, estou curtindo muito e não acho ser o final não: o Iron Maiden tem muita lenha pra queimar ainda !!!

Raphael "Gears" Gazal: "The Final Frontier" é um baita disco! Olhando atentamente as letras das músicas, cheguei à conclusão de que o assunto em questão não é o fim do Iron Maiden, mas o fim do mundo. Alias, as letras desse disco são belíssimas! Em relação a sonoridade, acho que é bem natural que as bandas mudem um pouco o estilo de suas músicas durante os anos. O Iron Maiden sempre teve músicas muito progressivas em todas as suas fases. "Phantom of The Opera", "Prodigal Son", "Rime of the Ancient Mariner", entre outras, são músicas trabalhadas, com várias partes e tal. Acho que as pessoas hoje em dia precisam abrir um pouco mais a cabeça e esquecer um pouco o passado, não só na música, mas na vida mesmo. Nos dias de hoje, viver do passado não ta com nada.


8. Estamos a poucos dias da apresentação da banda em Curitiba. Este espaço final destina-se a mensagem da The Best Maiden ao público que contribuiu para sua vinda em nossa Capital. Desde já, em nome de todos, agradecemos a atenção e cordialidade que a banda sempre direcionou a seus fãs. Nos vemos em breve!

Lennon "Harris" Biscasse: Primeiramente meus sinceros agradecimentos à você, Rafael, e ao Rock Pensante, pelo apoio e força sempre; à todos amigos e fãs de Curitiba, um grande abraço ao Vitor, ao Alê do Crossroads pela oportunidade e dizer que podem esperar um grandioso show do The Best Maiden Brazil com muito Iron Maiden de primeira qualidade, um SET especial escolhido por vocês mesmos e dizer que, para mim, é uma satisfação imensa poder estar voltando à Curitiba, onde considero minha segunda casa. Sempre fui super bem tratado, com respeito, hospitalidade e cordialidade, e por isso estou muito feliz por estar voltando! Muito obrigado mesmo!!!!!!

Lely "Murray" Biscasse: Quero agradecer todo apoio e confiança depositados na THE BEST!! Obrigado a todo pessoal de Curitiba, fãs, amigos, especialmente a você, Rafael, por acreditar desde o início neste projeto! Estamos na maior expectativa de proporcionar um show especial e inesquecível aos fãs de Maiden que comparecerem ao Crossroads!!!


THE BEST MAIDEN BRAZIL TRIBUTE - CURITIBA



Data: 21/01/2011
Local: Crossroads (Av. Iguaçú, 2310 - Fone: 3243-3711)
Horário: 22:00hrs.


Conheça o Site Oficial da The Best Maiden Brazil: http://www.maiden.com.br
Sigam a The Best Maiden Brazil no Twitter: @thebestmaiden

4 comentários:

  1. pqp, entrevista com banda cover eh foda

    ResponderExcluir
  2. Raphael Gazal diz: "Não nos consideramos nem a melhor e nem a pior banda tributo ao Maiden."

    Site diz: "Marcada pela fidelidade e perfeição, a The Best Iron Maiden Tribute é considerada um dos melhores tributos do Iron Maiden."

    ideias opostas né?

    ResponderExcluir
  3. Ao "Anônimo"

    "ideias opostas"?!

    Não nos considerarmos nem a melhor e nem a pior banda tributo ao Iron Maiden vai justamente de encontro a idéia de ser considerado UM DOS melhores tributos... UM DOS... não O MELHOR... nem O PIOR.

    Tá faltando um pouquinho de aula de Português ai!

    ResponderExcluir